Crédito Para Obras – Como Funciona e Qual o Melhor ?
Talvez já esteja a adiar há algum tempo aquelas obras chatas (mas tão necessárias!) em sua casa. E, sejamos sinceros, vontade até pode não faltar, mas quando se fala nos custos associados, a conversa já é outra.
Já se sabe que, independentemente da dimensão da obra, estes planos acabam por ser investimentos que requerem, na maior parte dos casos, uma ajuda extra.
Se está numa situação semelhante, pode já ter-se cruzado com a solução de crédito para obras. Este tipo de empréstimo para obras permite-lhe financiar todas as despesas com as suas renovações, quer seja em termos de decoração ou reabilitação.
Sendo esta uma modalidade inserida no crédito pessoal, o crédito para obras garante melhores condições para esta necessidade específica.
Por isso, se precisa de meter mãos à obra, mas não sabe qual a melhor opção para a sua situação financeira, este artigo é para si!
O Que é Um Crédito Para Obras?
É certo que, com o aumento das rendas, são cada vez mais os portugueses que optam por adquirir a sua habitação com recurso a um crédito habitação.
Depois da aquisição de um imóvel, é normal encontrar alguns pontos que precisem de ser melhorados.
Regra geral, estas remodelações focam-se principalmente em tornar a casa o mais segura e confortável possível.
Mesmo numa habitação arrendada, existem situações em que os próprios imóveis carecem de recheio. Nestes casos, e após aprovação por parte do senhorio, é possível dar o seu toque efetuando algumas modificações.
💡 Esta solução financeira permite-lhe financiar obras na sua casa, mudar a decoração ou adquirir novos móveis.
Para Que Serve o Crédito Para Obras – Como Funciona?
Como vimos anteriormente, o empréstimo para obras é uma modalidade de crédito que financia a obra que pretende efetuar na sua habitação, cobrindo todos os custos de:
- Mobiliário
- Eletrodomésticos
- Materiais Necessários
- Mão de Obra
Está pode ser uma boa solução se a sua família está a crescer e existe a necessidade de adaptar melhor o seu lar, seja pela criação de novas divisões ou até mesmo a compra de nova mobília.
Isso pode significar ter de fazer uma alteração na decoração ou reparar danos em algumas divisões, até mesmo em situações causadas pelo desgaste natural, que ocorre com o passar dos anos.
Independentemente da finalidade, o crédito para obras pode ser o “empurrão” que precisava para finalmente realizar os seus planos.
A verdade é que muitas vezes as poupanças não chegam, e esta pode revelar-se uma oportunidade de dar vida aos seus projetos.
❗️ ATENÇÃO: Se for proprietário de um estabelecimento comercial ou de restauração, só pode pedir este tipo de crédito caso o faça em nome próprio e não da sua empresa.
Tipos de Crédito Para Obras – Qual Escolher?
Quando perceberam que esta era uma necessidade comum a muitas famílias, as entidades financeiras criaram esta finalidade e estabeleceram condições apropriadas a – fazer obras em casa.
Desta forma, ao escolher esta finalidade, é possível usufruir de melhores taxas de juros do que se fizesse um crédito pessoal “normal”.
No entanto, existem diferenças de entidade para entidade, já que em alguns casos, existem produtos mais focados em remodelações, outros na aquisição de uma casa datada e alguns estão mais ligados à aquisição de recheio e eletrodomésticos para o lar.
Como pode ver, as especializações do crédito para obras são muitas, e é certo que uma delas será a escolha mais indicada para dar resposta às suas necessidades.
Crédito Obras e Aquisição
Com o aumento geral do preço dos imóveis, é provável que seja necessário encontrar opções mais em conta. Uma solução pode ser a compra de um imóvel que precise de algumas obras, o que irá baixar o seu valor, mas acarreta as despesas de remodelação.
Assim, esta opção de crédito possibilita juntar um crédito habitação e, adicionalmente, de obras necessárias, sendo que o empréstimo tem por base o valor final do imóvel.
Poderá encontrar esta solução no Santander com a opção de crédito habitação para obras, em que pode financiar a compra do imóvel e, no mesmo empréstimo, abranger o montante de compra do imóvel e todos os gastos com as reparações.
Empréstimo Para Obras de Divisões Específicas
Outra forma de reduzir as suas prestações mensais de reembolso do crédito, é escolher uma solução financeira para remodelar uma certa divisão da sua casa.
Esta opção pode ser aplicada caso esteja a pensar renovar a sua cozinha, por exemplo, já que pode apresentar um orçamento que abranja todas as despesas para as alterações a realizar.
Poderá encontrar esta opção no crédito para obras na cozinha da Cetelem. Este empréstimo foi feito para que invista em eletrodomésticos mais inteligentes e modernos de forma a reduzir os seus gastos energéticos.
Crédito Para Obras Com Hipoteca
Esta é uma modalidade de crédito a pensar nas pessoas que já têm habitação própria. Isto porque, para além do pagamento do crédito, é necessário dar uma garantia hipotecária.
Em contrapartida, é possível usufruir de melhores condições, tais como:
- Taxas de juro mais baixas
- Prazos de pagamento mais prolongados
- Algumas entidades permitem pedir o montante em parcelas
💡 Tenha em atenção que, se entrar em incumprimento com o pagamento das suas prestações mensais, o banco pode ficar com a sua casa. Por isso, esta é uma opção que requer uma avaliação cuidada do seu perfil financeiro.
Crédito Pessoal Para Obras
Em vez de escolher um crédito para obras mais especifico, pode sempre optar por pedir um crédito pessoal e aplicar o montante conforme as suas necessidades.
Como está é uma modalidade menos burocrática e com um processo mais rápido, pode ser-lhe útil em casos de maior emergência.
Desta forma, o ideal será explorar bem o mercado e comparar todas as soluções possíveis.
Especializado em soluções de crédito pessoal e nas suas finalidades, o InstaCrédito pode ajudá-lo a negociar as melhores condições para o montante pedido.
Simulador Crédito Obras – Como Simular?
Sabemos que durante uma obra ou remodelação, as negociações com os construtores e os designs a escolher já são stressantes o suficiente.
A juntar a isso, existe ainda toda a parte financeira do processo. A boa notícia é que não tem de dispender muito do seu tempo à procura da melhor oferta de crédito para obras.
Hoje em dia, já pode efetuar um pedido de crédito para obras 100% online, sem a necessidade de sair de casa. A verdade é que ninguém deseja passar horas em balcões a tratar de todo o processo.
Se quer evitar ter todo esse trabalho, pode fazer uma simulação com o InstaCrédito! Iremos reencaminhar o seu pedido a diversas entidades de crédito de forma a que nenhuma hipótese seja colocada de parte.
Na maioria dos casos, um crédito pessoal para obras abrange as especificações mais comuns de uma remodelação.
Se for este o seu caso, basta selecionar a opção “Crédito Pessoal” e definir os valores que pensa que serão necessários para efetuar a sua remodelação.
Após preencher o formulário com os dados necessários sobre a sua informação pessoal e profissional, deve reunir os documentos necessários para avançar com o pedido.
Saiba que, durante todos os passos do processo com o InstaCrédito, poderá contar com um acompanhamento personalizado por parte de um dos nossos gestores de conta.
Após a sua aprovação, irá receber o dinheiro na sua conta em 48 horas: o ideal para quem já tem o planeamento feito e deseja passar a ideia do papel para a realidade.
Empréstimo Para Obras – Quais os Documentos Necessários?
- Identificação Cartão de Cidadão
- Comprovativo de Morada Fiscal Uma cópia de uma fatura de luz, água, gás ou telecomunicações. Ou, para facilitar, emita a comprovativo no Portal das Finanças.
- Comprovativo de IBAN Obter numa caixa multibanco ou através do Homebanking do seu banco
- Comprovativos de Rendimentos Últimos 3 Recibos de Vencimento e último Modelo 3 do IRS. Encontra no Portal das Finanças.
- Mapa de Responsabilidades Clicar em “Central de Responsabilidades de Crédito” no site do Banco de Portugal
Qual o Tempo de Aprovação do Crédito Obras?
Depois de pedir o seu crédito para obras, pode receber a sua aprovação em até 48 horas. Este tempo de aprovação pode variar consoante a entidade bancária e o seu histórico financeiro.
Além disso, terá de cumprir com os requisitos e apresentar logo toda a documentação completa para que o processo seja mais acelerado.
Para garantir que tem um bom perfil financeiro, verifique que a sua taxa de esforço é baixa e que não tem dívidas pendentes de pagamento no seu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.
💡 Garantir que consegue pagar as suas prestações é um passo essencial para ver o seu pedido ser aprovado.
Como Obter o Crédito Obras Mais Barato?
Antes de mais, precisa de estabelecer bem quais são os seus objetivos e qual o orçamento necessário para a sua obra.
Para ter um crédito para obras mais barato deve negociar desde cedo os preços de diferentes fornecedores e empresas, de modo a conseguir comparar as várias opções disponíveis e escolher aquela que oferece uma maior poupança.
Se conseguir, é sempre bom juntar algum dinheiro para a remodelação antes de pedir o crédito, já que desta forma irá reduzir o montante a pedir à instituição, o que leva a uma poupança nos juros.
Outros pontos que o podem ajudar a poupar no seu crédito obras são:
- Consolidação de créditos – Se já tiver alguns créditos em andamento, pode considerar fazer uma consolidação de créditos. Desta forma pode juntar todas as prestações, reduzindo os juros e pagando uma prestação mais baixa.
- Adesão de outros serviços – Ao aderir a seguros ou outros produtos da entidade financeira, poderá obter uma bonificação na taxa de juros.
Qual o Melhor Crédito Para Obras?
Depois de fazer o balanço dos seus rendimentos, deve analisar se esta é a melhor altura para adicionar um encargo mensal às suas despesas.
Se houver espaço no seu orçamento, um crédito para obras e mobiliário pode ajudá-lo a resolver os seus problemas de infiltração, estruturais ou decoração.
Infelizmente, não é possível dizer qual a melhor solução, pois esta varia consoante as condições apresentadas no seu pedido de crédito.
Isto significa que, para si a opção ideal pode passar por utilizar a hipoteca de um imóvel, através de um crédito hipotecário, ou pode preferir um processo menos burocrático e de valores mais baixos através de um crédito pessoal.
Independentemente da situação em que se encontra, poderá contar com o apoio do InstaCrédito para escolher a opção mais adequada às suas necessidades.
Perguntas Frequentes
Um crédito obras é um crédito pessoal criado especificamente para financiar obras ou remodelações que necessite fazer em casa, cobrindo os custos do material, mobílias e mão de obras.
Como cada entidade financeira cria as suas condições para este tipo de crédito, terá de avaliar quais as suas necessidade e situação financeira de forma a encontrar o empréstimo para obras mais ajustado à sua situação financeira.
Para isso, tem de verificar qual a dimensão da sua obra, o orçamento necessário, a divisão a precisar de uma reforma e até a urgência da obra.
De forma a facilitar a sua procura, o InstaCrédito reencaminha o seu pedido de crédito pessoal rápido para obras a várias instituições de crédito de forma a encontrar a solução que melhor se adapta às suas necessidades.
Ao fazer uma simulação connosco, terá um acompanhamento personalizado para que o seguimento das suas obras recebam a maior atenção possível.
Sendo esta uma modalidade de financiamento focada principalmente em reparações e remodelações da sua habitação, é possível afirmar que através de um crédito pessoal, conseguirá obter um montante suficiente para realizar as suas obras, uma vez que poderá pedir um empréstimo de até 75.000€.
No entanto, existem outras vias que podem facilitar o acesso ao seu empréstimo para obras, que poderá conhecer no nosso artigo.