Taxa Euribor – Tudo o Que Precisa Saber
O termo Euribor faz parte, praticamente desde o início do milénio, do nosso vocabulário quotidiano no que toca à economia.
Ao calcular a taxa de juros de um empréstimo, de um produto de poupança ou mesmo de uma hipoteca, o termo Euribor é sempre mencionado. Isto porque esta taxa exerce um forte impacto no orçamento das famílias que possuem créditos ou poupanças.
Mas em que consiste, exatamente? E de que forma é calculado o seu valor?
Descubra mais sobre a Euribor e como ela pode afetar os seus pedidos de crédito e produtos financeiros!
Taxa Euribor o Que é?
Euribor é uma abreviatura de European Interbank Offered Rate, que traduz-se em “Taxa Interbancária Oferecida em Euros”.
Ou seja:
Esta taxa é um valor de referência usado no contexto do sistema bancário europeu da Zona Euro. É a taxa de juros de referência para vários produtos financeiros, como um crédito pessoal, empréstimos à habitação, empréstimos hipotecários, contas poupança, entre outros.
O termo Euribor designa a média (em euros) das taxas de juro que se praticam em empréstimos interbancários por parte de vários bancos importantes na Europa, tornando-a por isso uma referência do mercado monetário da Zona Euro.
Mais concretamente: trata-se da percentagem que um banco paga a outro quando lhe é emprestado dinheiro. É a partir do valor da Euribor que depois as entidades bancárias estipulam o valor das taxas a praticar junto dos clientes finais.
Por outras palavras, o valor da taxa Euribor corresponde ao preço de compra que um banco paga para receber um empréstimo a curto prazo. Os bancos que emprestam dinheiro proveniente de outros bancos podem depois usar este dinheiro para por sua vez o emprestar a outros.
Como a Taxa de Euribor É Calculada?
O valor das taxas Euribor é apurado todos os dias pela European Banking Federation e posteriormente publicado pela agência Reuters, às 11:00 horas da manhã de cada dia.
A taxa Euribor é calculada utilizando a metodologia que consta no Código de Conduta da Euribor. É a aplicação deste Código de Conduta que garante a credibilidade, consistência e objetividade na aplicação desta taxa.
Uma vez que os volumes de transações individuais do Painel Bancário e os dados de mercado disponíveis podem variar diariamente, os bancos podem recorrer a opiniões especializadas para contribuir para a determinação do valor da taxa.
A fim de confirmar que a Euribor continua a ser representativa do mercado que pretende medir, são analisados periodicamente os volumes de transações relevantes e outros dados de mercado.
Para se apurar o valor da taxa, calcula-se a média dos juros contratados entre todos os bancos que fazem parte do painel elegido para compor a taxa Euribor, excluindo 15% das taxas mais elevadas e a mesma percentagem das mais baixas. Depois, o valor final sofre um arredondamento às 3 décimas.
Fatores Que Influenciam as Taxas Euribor
O nível das taxas de juro Euribor oscila consoante alguns fatores internos e externos aos próprios bancos:
💡 Por fatores internos entende-se a influência exercida por muitos dos bancos europeus, assim como o seu volume de oferta e procura. Já os fatores externos são o crescimento económico e os valores da inflação praticados de momento na Zona Euro.
Todas estas informações podem ser interessantes, mas não o julgamos se por agora estiver a pensar:
Ok, mas como é que a taxa Euribor me pode afectar então?
Importância da Taxa Euribor nos Créditos
No nosso país, a taxa Euribor, juntamente com o spread, assumem-se como determinantes para se apurar a taxa de juros variável na atribuição de um crédito habitação.
Ou seja:
Quando a taxa de Euribor aumenta, os juros que devem ser pagos aumentam também. Quando a ela diminui, os juros também baixam!
Quando um cliente decide optar por um crédito com base numa taxa de juros variável, é anunciado com antecedência o cliente deverá pagar a taxa Euribor, juntamente com uma comissão fixa.
Em situações de crédito habitação, ao contrário de outros tipos de crédito (consolidado ou automóvel) os valores costumam ser mais altos, fazendo com que qualquer variação na taxa de juro variável tenha uma maior influência na prestação que está a pagar.
Se pretende comprar casa, é aconselhável informar-se sobre as previsões e tendências do mercado no momento. Com base nisso deve calcular o valor que ficaria a pagar com um possível aumento ou diminuição da Euribor.
Poderá pedir ajuda ao seu banco ou informar-se junto de um intermediário de crédito como o InstaCrédito, recorrendo ao nosso simulador de crédito online.
Ao fazer a simulação de crédito habitação connosco, oferecemos um aconselhamento personalizado para encontrar a solução que melhor se ajusta à sua situação, tendo em consideração as oscilações da Euribor.
💡 DICA: É sempre bom ter uma margem confortável de erro para ter mais segurança nas suas decisões!
Como Varia a Taxa Euribor?
A taxa média Euribor será afetada pelo prazo do empréstimo a cumprir, sendo que quanto maior for o prazo, maior irá ser a taxa.
Mas tenha em atenção o seguinte:
Existem vários tipos de Euribor, em função dos prazos dos créditos: a uma semana, a um mês, a três meses, a seis meses ou a um ano.
Para qual destas taxas deve olhar? A resposta é fácil!
Por exemplo, se a taxa de juro de referência do seu crédito for a Euribor a 3 meses, os juros do empréstimo são recalculados de 3 em 3 meses. O mesmo princípio é aplicado aos restantes prazos.
💡 A taxa de referência oficial mais utilizada é a de um ano.
Resumindo, qualquer alteração à taxa Euribor terá forçosamente um impacto nas prestações da casa que as famílias pagam mensalmente, relativamente ao crédito habitação.
Qual a Importância da Euribor Para o Mercado Financeiro?
A Euribor é uma taxa de juros muito importante para o mercado financeiro, devido sobretudo ao facto de servir de referência em contratos indexados a taxas de juro variáveis e na fixação dos preços de contratos financeiros, reduzindo a complexidade dos mesmos e facilitando a sua normalização.
É também utilizada como indexante de taxas de desconto para alguns instrumentos financeiros ou em valorizações para fins de contabilidade.
Por fim, é ainda utilizada pelos mercados de derivados em produtos como swaps ou contratos a prazo.
Quais São os Bancos Responsáveis Pela Taxa Euribor?
Os bancos responsáveis pela fixação das taxas Euribor são instituições líderes com altos níveis de avaliações de mercado.
A seleção é feita pela Federação Europeia de Bancos através de seu comité de supervisão. Atualmente, a Euribor é calculada com base nas informações fornecidas pelas seguintes instituições:
- Alemanha:
- Deutsche Bank
- DZ Bank
- Bélgica:
- Belfius
- Espanha:
- Banco Bilbao Vizcaya Argentaria
- Banco Santander
- CECABANK
- CaixaBank S.A.
- França:
- BNP – Paribas
- Crédit Agricole S.A.
- HSBC France
- Natixis / BPCE
- Société Générale
- Itália:
- Intesa Sanpaolo
- Monte dei Paschi di Siena
- Unicredit
- Grécia:
- National Bank of Greece
- Holanda:
- ING Bank
- Luxemburgo:
- Banque et Caisse d’Épargne de l’État
- Outros:
- Barclays Capital
- Internacionais:
- J.P. Morgan Chase & Co
Euribor – Conclusão
Basicamente, a taxa de Euribor é o valor de referência para as taxas de juro aplicadas a produtos financeiros como créditos ou contas poupança.
Por isso, é um valor que convém estar atento, principalmente em créditos habitação já que, como é financiado um grande montante, essa taxa vai implicar um aumento considerável no valor total do seu empréstimo.
Se pretende pedir um crédito mas tem dificuldades em perceber como usar esta taxa a seu favor, o InstaCrédito pode ajudá-lo!
Oferecemos um acompanhamento personalizado gratuito de forma a que tire todas as suas dúvidas.