Férias Baratas – 8 Dicas Para Poupar Nas Férias e Destinos Para Visitar
Hoje em dia, é perfeitamente possível desfrutar das suas merecidas férias em destinos de sonho, sem que tenha de sacrificar as suas poupanças. Conseguir umas férias baratas sem abdicar da qualidade depende de alguns fatores-chave que iremos abordar neste artigo.
Notavelmente, o investimento em férias é um dos que mais leva as pessoas a solicitar um crédito pessoal. Mas será que vale mesmo a pena?
Apresentamos algumas alternativas de destinos para umas férias com tudo incluído e em conta. Veja estratégias para que, a médio-prazo, possa sonhar com voos mais altos!
Vamos a isso.
Como Planear Férias Sem Gastar Muito Dinheiro?
Para a generalidade das pessoas, verão é sinónimo de férias. Se pensa da mesma forma mas não quer comprometer o seu orçamento gastando muito dinheiro, mostramos-lhe algumas dicas que podem levá-lo a fazer umas férias magníficas e, mais importante, com um low-budget.
Dentro de uma gama de valores que pode ir desde os 300€ aos 800€, vai-se surpreender com os destinos que pode visitar. No final mostramos-lhe ainda uma forma de conseguir ir mais além e fazer a sua viagem de sonho!
Então como consegui-lo?
1. Escolha do Destino
O aspeto que mais impacto tem sobre o custo das férias é o destino escolhido para as mesmas.
Felizmente, para descansar e descobrir coisas novas não precisa de viajar até ao outro hemisfério do planeta: se optar por viagens em território europeu poderá poupar nas suas férias e usufruir de uma experiência tão interessante como se viajasse para outro continente.
Se os preços têm um grande impacto sobre as suas possibilidades, os destinos escandinavos como Dinamarca, Suécia, Finlândia ou Noruega podem ser inviáveis, devido ao elevado custo dos bens e serviços.
Ainda assim, existem diversas opções onde não terá de fazer contas à vida para poder desfrutar da cultura do seu destino.
Um exemplo disso é a região dos Balcãs, onde encontra uma flexibilidade grande de escolhas entre cidades com arquiteturas deslumbrantes, paisagens montanhosas enormes para se perder na natureza ou praias incríveis para relaxar nas águas quentes do mar mediterrâneo.
Referimo-nos a países como:
- Montenegro
- Albânia
- Sérvia
- Croácia
- Macedónia
- Bulgária
- Roménia
A proximidade entre estes países significa que pode, inclusive, viajar entre eles para conseguir obter o máximo de experiências possíveis (dependendo das suas possibilidades).
Em último caso, porque não experimentar umas férias na nossa Península Ibérica? Já pensou em visitar uma das várias cidades medievais em Espanha? Ou explorar o litoral português na Costa Vincentina?
Mais importante que tudo, tenha sempre em mente que existem boas alternativas para substituir os nomes de destinos mais sonantes por outros nos quais poderá praticamente usufruir das mesmas coisas, mas gastando muito menos.
Por exemplo, a Croácia tem-se tornado num destino bastante popular e, como tal, os preços têm aumentado bastante nesse país.
Porém, em países na mesma região pode-se conseguir desfrutar de paisagens, culturas e gastronomias muito semelhantes, sem o custo acrescido da grande procura por esses destinos.
Podemos ainda alegar que para um português que tenha o sonho de ir à República Dominicana ou a Cancún (México) por causa das praias, poderá optar por um destino já aqui mencionados.
Espanha, nomeadamente o sul, oferece praias paradisíacas e resorts que em nada ou muito pouco ficam a dever a umas férias nos destinos balneares mais procurados nas Américas.
Como pode ver, férias baratas não é sinónimo de destinos banais!
2. Compre o Voo Mais Barato
Atualmente podemos afirmar que temos o privilégio de podermo-nos deslocar entre grandes distâncias e a baixo preço, graças aos voos low-cost. Mesmo assim existem recomendações que podem reduzir o investimento financeiro que tem que fazer na compra do seu voo.
No que toca a este ponto, o planeamento antecipado de umas férias baratas será o seu melhor aliado.
💡 Diz quem sabe que os preços dos voos atingem mínimos cerca de 52 dias antes da data de descolagem.
Trocando esta informação por miúdos, significa que, para conseguir o preço mais barato deverá comprar o seu voo pelo menos com um mês e meio de antecedência em relação à viagem que pretende fazer.
Um bom exemplo de portal onde consegue comparar vários preços, analisando ainda os valores referentes a cada mês ou dia da semana, é o Momondo.
Mas pode ir ainda mais longe: comece a planear as suas férias com vários meses de antecedência e verá que consegue poupar nos preços do avião e alojamento.
Não se esqueça de comprar bilhetes de ida e volta ao mesmo tempo – que geralmente são vendidos a preço mais baixo que os bilhetes comprados separadamente.
E não pense que só é possível viajar de avião de forma barata pela Europa. Destinos como Marrocos ou Tunísia permitem vivenciar o norte do continente africano, sem custos acrescidos de viagens!
3. Corte Nas Deslocações
Poderá ter descoberto um voo a bom preço para um determinado país, mas se para chegar ao hotel onde vai ficar tem que percorrer 150 Km de carro pelo meio da montanha, esta viagem complementar irá encarecer, e muito, as suas férias.
Sempre que possível, opte por ficar alojado em locais acessíveis pelos transportes públicos.
💡 Evite alugar carro, a menos que seja realmente necessário.
Caso faça férias em Portugal considere utilizar o comboio – comprando o bilhete com pelo menos 5 dias úteis de antecedência para conseguir descontos ainda maiores, evitando assim custos associados a portagens e gasolina/gasóleo.
Caso não consiga contornar a situação de alguer de carro sem prejudicar o seu passeio, não se preocupe.
4. Quando Compensa Alugar Carro?
Alugar carro: é possível fazê-lo e manter as férias baratas?
É sem dúvida uma componente da viagem em que pode poupar caso planeie com antecedência a sua viagem.
Realmente existem situações em que compensa alugar veículo para aproveitar ao máximo as suas férias.
Por exemplo, se vai visitar a Madeira, vale a pena passear pelos pontos turísticos da ilha – uma situação em que realmente compensa ter carro.
Escolha um veículo ajustado às suas reais necessidades, compare as ofertas das empresas de aluguer de automóveis, verificando se todas exigem o pagamento de caução e seguro pelo aluguer do carro. Não se esqueça de verificar previamente a documentação que precisa de ter para alugar e conduzir o carro no seu destino de férias.
Muito importante: recolha e devolva o carro alugado no mesmo sítio!
💡 Recolher o carro numa localidade e entregá-lo noutra fará aumentar exponencialmente o preço deste serviço.
5. Escolha do Alojamento
Se quer fazer umas férias baratas sem comprometer o conforto, porque não ficar alojado numa casa Airbnb?
Em muitos casos, este serviço consegue oferecer preços abaixo de alojamentos em hotéis. No entanto, compare sempre, pois existem situações em que isto não se verifica – particularmente em grandes cidades europeias.
Assim, não tem que prescindir mesmo de nada. Ainda por cima, irá sentir a casa praticamente como “sua” durante esses dias. Por exemplo, se procura um sítio onde possa explorar o lado mais selvagem da Natureza e paisagens de “cair para o lado”, no norte de Portugal e Espanha poderá encontrar centenas de quilómetros de vistas deslumbrantes, piscinas naturais, lagoas, ou praias fluviais.
💡 Pesquise por alojamento local nessas zonas, e irá descobrir dezenas de casas e sítios baratos para o seu bolso.
Outra vantagem:
Nessas regiões os preços estão muito abaixo dos praticados nas cidades. Uma ida a um café, a um supermercado ou a um restaurante fica a preços tão convidativos que, uma vez ganhando-lhe o gosto, poderá nunca mais deixar de querer optar por férias baratas.
Se ainda assim não dispensa a estadia em hotel, perca algum tempo a fazer pesquisas de promoções. Pode fazer a reserva diretamente com o alojamento, para não ter que pagar taxas adicionais – como por exemplo as praticadas pela Booking.
Porém, tanto a Booking como o TripAdvisor podem ser uma ferramenta valiosa para comparar soluções de alojamento. Esteja atento às avaliações de outros viajantes que passaram pelo alojamento que está a considerar.
E não ceda à pressão e tácticas de marketing usadas nessas plataformas! Seja diligente na sua procura e foque-se naquilo que é realmente importante.
Pode ainda pesquisar hotéis que tenham uma política de cancelamento gratuito, para não ter encargos no caso de ter algum imprevisto.
Uma última dica: há muitos alojamentos que podem ser reservados sem pré-pagamento. Opte por estes, de forma a poder ir juntando dinheiro até ao momento da viagem.
6. Planeie Você Mesmo a Sua Viagem
Uma das chaves para conseguir planear umas férias baratas passa por ter algum trabalho de pesquisa e planeamento prévio por sua conta – evite as agências de viagens, as tours, e qualquer outro serviço que ofereça pacotes já pré-programados.
O trabalho que terá não será assim tanto, e poderá vir a ser realmente compensador, especialmente para a sua carteira!
O próprio TripAdvisor pode servir não só para procurar alojamento como também para descobrir os melhores locais para visitar e coisas para fazer no seu destino de férias. Lembre-se no entanto, que nem toda a informação poderá estar disponível online!
7. As Melhores Sugestões São Dadas Pelos Locais
Muita gente deseja conhecer as cidades como se fossem habitantes das mesmas, ou seja, como locais.
Só quem vive permanentemente numa cidade conhece as “pérolas” escondidas. É nestes locais menos turísticos que é possível encontrar os preços mais acessíveis e as experiências mais autênticas.
Visite o site Spotted by Locals e confira por si mesmo!
8. Veja Como Aproveitar ao Máximo
Sejamos honestos: todos nós em alguma altura das nossas vidas desejamos embarcar numas férias de sonho, para jamais esquecer!
No entanto, conseguir juntar dinheiro para tal pode exigir um grande esforço financeiro, e ninguém quer dizimar os anos de poupanças.
É aqui que o recurso a um crédito férias pode ser a chave para conseguir o que procura, sem ter de sofrer abdicar das suas finanças. Este tipo de crédito pessoal pode-lhe garantir um acesso mais rápido a essas férias.
Sempre sonhou em conhecer a Ásia, América ou outro continente onde pode sentir que está (quase) em outro mundo?
Principalmente porque depois pode saldar a sua dívida em prestações cómodas que não o obriguem a fazer esforços financeiros acrobáticos.
Se já fez várias férias low-budget e considera que chegou o momento de apostar numa viagem mais longa, para um destino mais exótico ou com condições de alojamento mais interessantes, um crédito pessoal pode abrir-lhe esta possibilidade.
Vale a Pena Pedir Um Crédito Férias?
Todos sabemos que a solicitação de um empréstimo deve ser muito ponderada. Aqui ficam as nossas sugestões para comprar as suas próximas férias com responsabilidade:
Marque Com a Máxima Antecedência Possível
Mesmo recorrendo a um empréstimo, isso não significa que terá que marcar tudo em cima da hora. Além do mais, um crédito deste tipo exige que se olhe bem para todas as condições, para se evitar que o regresso seja um choque de realidade, ao ter que enfrentar um débito que afinal é mais pesado do que parecia.
Estabeleça Um Orçamento Realista
Não se deixe inebriar pelas férias de sonho que vai poder gozar, e certifique-se antes de ir, que poderá suportar o crédito que pediu.
Simule Com Várias Financeiras
Ao fazer isso, verifica todas as opções possíveis, não deixando escapar a oportunidade de encontrar uma prestação mais baixa que esteja de acordo com as suas condições de crédito.
É aqui que o podemos ajudar, de forma gratuita e sem compromissos visto que comparamos as soluções apresentadas por várias entidades financeiras de forma a encontrar a que melhor se adequa ao seu caso.
O InstaCrédito trabalha com entidades financeiras que têm um empréstimo específico para esta necessidade. Ao fazer a sua simulação connosco, vamos comparar as diferentes propostas de forma a que encontra a que melhor se ajuste ao seu caso.
Considere o seguinte caso:
Pretende fazer umas férias com tudo incluído para toda a família por alguns destinos na Ásia. Para isso, estabeleceu que o seu orçamento seria de 3.000€.
Assim sendo, quer recorrer a um crédito pessoal para viagens que financie esse montante num prazo de 36 meses (excecionalmente, a Cofidis só faz para 37 meses) Veja as seguintes propostas para este pedido na tabela em baixo:
Entidade Financeira | TAN | TAEG | MTIC | Prestação Mensal |
---|---|---|---|---|
Cetelem | 7,90% | 11,7% | 3.528,36€ | 94,31€ |
Credibom | 10,25% | 13,26% | 3.597,48€ | 97,73€ |
Cofidis | 11,3% | 15,3% | 3.774€ | 102€ |
Neste exemplo, seria mais proveitoso fazer um crédito com a Cetelem já que apresenta a prestação mensal e o MTIC mais reduzidos. Mas lembre-se: cada caso é um caso e é preciso verificar todas as possibilidades de acordo com a sua situação financeira e condições.
Iremos ainda incluir na nossa comparação outras entidades financeiras que ofereçam soluções de crédito pessoal, mesmo que não tenham a opção específica para férias ou viagens.
É que um simples crédito pessoal também vai permitir o financiamento de umas férias.
Outras Soluções de Crédito Pessoal
-
Montepio Crédito
2.500€ – 50.000€ • 12 – 120 Meses
-
Banco CTT
2.500€ – 75.000€ • 12 – 120 Meses
-
Santander
1.500€ – 3.000.000€ • 12 – 460 Meses
Recorde-se que para conseguir um crédito pessoal deverá apresentar boas garantias de que poderá pagá-lo sem sobressaltos. Os bancos assim o exigem, ao colocar um certo nível de dificuldade no processo.
Como em qualquer outro tipo de crédito, é fundamental ter um bom perfil financeiro sem a presença de dívidas com o seu banco.
Para ficar a saber mais e receber uma simulação grátis preencha o formulário e seja contactado pela nossa equipa de forma a guiá-lo pelo processo enquanto respondemos às suas dúvidas com um acompanhamento personalizado.
Conclusão
É possível visitar lugares de sonho que ficam aqui tão perto enquanto tira uma férias baratas. Ao seguir as dicas deste artigo, vai conseguir reduzir o seu orçamento e deixar de parte o pensamento de que viagens são sempre caras.
Hoje, já tem acesso a várias plataformas que o ajudam a marcar tudo da sua viagem sem sair de casa e sem recorrer a agências de viagem. Ao fazer isso, já consegue poupar (e muito!) sem ter de abdicar de conforto e qualidade.
Como pôde ver, a simples escolha acertada do destino, acomodação e até mesmo transporte vão fazê-lo sentir-se mais próximo da cultura da cidade a visitar e encurtar o sue budget.
Caso não tire da cabeça destinos paradisíacos distantes (e mais caros), um crédito pessoal poderá ser uma grande ajuda a que pegue finalmente nas bagagens e parta com a sua família para umas férias inesquecíveis.
Com uma simulação com o InstaCrédito, encontrará uma opção que vá de encontro às suas necessidades.
Perguntas Frequentes
Sim. Porém, para isso se realizar, o melhor será seguir alguns simples conselhos que o vão ajudar na hora de planear a sua viagem.
É que a escolha do destino, transporte, alojamento, alimentação e até atrações turísticas podem contribuir para reduzir os seus gastos.
Veja algumas dicas neste artigo.
Depende. Algumas férias com destinos longínquos e paradisíacos podem ser mais dispendiosas e, por isso, ser mais difícil conseguir o financiamento a pronto.
Por isso, as entidades financeiras já criaram um crédito pessoal para férias como é o caso da Cofidis e do Cetelem. Estes empréstimos têm condições mais ajustadas a esta necessidade e, consequentemente, taxas mais baixas para os montantes desejados.
Já pode fazer o seu pedido de crédito 100% online. Basta fazer uma simulação com o InstaCrédito para ter acesso a várias propostas para o seu pedido. Comparamos a oferta de diferentes entidades financeiras que têm a opção de crédito férias para que encontre a solução certa para si.
Só tem de enviar os documentos necessários e preencher o formulário